Comedores Noturnos
2° Slide O conceito de síndrome do comer noturno (SCN) foi originalmente definido como um transtorno com três componentes principais: anorexia matutina, hiperfagia (ingestão excessiva de alimentos) vespertina ou noturna (quando plenamente consciente) e insônia (Stunkard, 1955).
3° Slide O padrão alimentar é caracterizado por ingestão alimentar que acontece antes de o paciente deitar-se ou nos períodos em que desperta de seu sono. Os alimentos são ingeridos em grande quantidade de 2 formas distintas: em um episódio de compulsão alimentar, e nesse caso a ingestão alimentar pode ocorrer antes do início do sono e se associa à dificuldade para que se comece a dormir; ou , mais frequentemente em “beslicadas”, em que o indivíduo acorda muitas vezes durante a noite para comer.
4° Slide O comportamento aliviar a ansiedade ou a depressão, mas, quando a pessoa da a primeira “beslicada” ela desencadeia um processo de “comilança” durante toda a madrugada. Após beliscadas sucessivas ou em seguida aos episódios de compulsão alimentar, o paciente se sente culpado e inferiorizado.
5° Slide O hábito de comer sozinho, escondido de familiares ou amigos, é comum em comedores noturnos. Além da anorexia pela manhã, a alimentação durante o dia é, em geral, restritiva e se associa com irritabilidade, ansiedade,estresse psicológico, fadiga e fraqueza que pioram no final do dia, acarretando em distúrbios do sono. . Os alimentos escolhidos são preferencialmente os doces ricos em carboidratos e lipídeos e pobres em proteínas
6 Slide No Brasil, a prevalência da obesidade aumentou em 70% entre 1975 e 1989, indicando que o excesso alimentar está rapidamente se tornando um problema mais proeminente do que o déficit