O uso do Jornal para o ensino de História
HISTÓRIA
JEAN SANTIN
O USO DO JORNAL PARA ESTUDO DA HISTÓRIA
PRODUÇÃO TEXTUAL
CURITIBA
2014
O USO DO JORNAL PARA ESTUDO DA HISTÓRIA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral interdisciplinar do 5º período do Curso de História.
Orientador: Prof. Renan Saab Rodrigues Menaia
Curitiba
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA 2
CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
A historiografia contemporânea com a criação da Escola dos Annales no princípio do século XX abriu-se a novas abordagens utilizando fontes de pesquisa até então não utilizadas. O que contribuiu para o enriquecimento e dinamismo no ensino de História, com a inclusão de elementos do cotidiano no ensino, tais como: jornais, revistas, fotografias.
Os jornais estão longe de pertencer a um grupo homogêneo. Existem sempre pontos diferentes relativos a aspectos, implícitos ou não, entre os mais variados periódicos. Assim, ao trabalhar com jornais, é preciso que se desfaça de qualquer ingenuidade ao lidar com os seus freqüentes discursos de objetividade e imparcialidade no ato de oferecer a informação. Essa estratégia discursiva visa se aproximar da idéia de transmissão da totalidade e se afastar da fragmentação e do processo seletivo, que há em relação ao que se noticia e como se noticia.
Faremos análise do uso do jornal com fins educativos, pensando em sua aplicabilidade para a aprendizagem de História como nova forma de linguagem em sala de aula. O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA
O jornal figura entre o uso das novas formas de linguagem em sala de aula, porém, existe certa resistência quanto ao uso de novos métodos e linguagens.
Um dos maiores problemas quanto ao uso do jornal como recurso