Relatório de destilação
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
FRANKLYN DA CRUZ LIMA
MAIKON ALVES FREIRE
MARIA NAZARÉ DE OLIVEIRA TELES
MAX FREIRE DE SOUZA
Destilações: Simples, Fracionada e Por Arraste a Vapor
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL IV
TURMA: T05
PROFESSOR: MARIZETH LIBORIO BARREIROS
São Cristovão-SE
30 de Abril de 2014
1. Objetivos
Realizar a separação via destilação simples e fracionada, de uma solução de água e metanol, constatando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da solução e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura para posterior construção de um gráfico, e, fazero isolamento de óleo essencial do cravo por meio da destilação com arraste a vapor.
2. Introdução
A destilação é um método de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquidovapor de misturas. Em termos práticos, a destilação pode ser feita para a separação de duas ou mais misturas formando uma mistura líquida e homogênea. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si, ou seja, que seus pontos de ebulição sejam relativamente afastados. Podendo também fazer a separação de um líquido volátil de um sólido não volátil.
Simplificadamente, a destilação é o processo de vaporizar o líquido para depois condensá-lo e recolhê-lo em outro recipiente. Entretanto, a destilação tem suas limitações, uma delas é que não se pode separar misturas azeotrópicas por destilação comum.
A destilação simples (figura 1), é um processo que permite a separação de misturas homogêneas de dois líquidos, podendo também ser usada para a separação de um sólido não volátil e um líquido volátil. Os pontos de ebulição das substâncias têm que ser diferentes, pelo menos uma diferença de 10ºC.
Figura 1: esquema de uma destilação simples
[1]
.
Nesse tipo de destilação, a solução é colocada em um balão de destilação. Dentro do balão são adicionadas algumas