Relatorio de destilação
DESTILAÇÃO
Acadêmicos:
Erika Meyer Gleicielle tozzi Würzler Letícia Zarpellon Lucas Ferrarini Furlan Mayara Corassa de Almeida Priscila Sayuri Shiki
R.A.: 53047 R.A.: 54407 R.A.: 51083 R.A.: 50860 R.A.: 47881 R.A.: 65113
Professor:
Sérgio Henrique B. de Faria
Maringá, junho de 2011
1.
Objetivos
A prática de destilação tem como principais objetivos: Identificar e compreender a função de cada uma das partes constituintes da Torre de Destilação, estabelecer balanços de massa e de energia para o sistema estudado e aplicar o método de McCabe-Thiele para a estimativa do número de pratos teóricos para o sistema estudado.
2.
Material Utilizado
Conjunto Torre de Destilação: refervedor, coluna e condensador; Solução: mistura etanol / água; Alcoômetro; Provetas de 100,00 mL e 250,00 mL; Recipientes para coleta de Produto de Fundo e Produto de Topo; Reservatório de Alimentação; Cronômetro; Gelo; Álcool comercial; Termômetro.
3.
Procedimento Experimental
Para se iniciar o experimento, mediu-se no reservatório acima da coluna a graduação alcoólica com um densímetro e uma proveta, pois já existia uma solução de etanol e água no local. Ajustou-se a solução com a adição de etanol até que correspondessem as condições exigidas em um gráfico de calibração, o qual relaciona vazão obtida pelo rotâmetro com concentração, temperatura e vazão real da mistura. Para isso mediu-se também a temperatura. Ligaram-se as resistências, localizadas dentro da caixa de disjuntores, na resistência máxima e ajustou-se o reostato. Observou-se o início da vaporização.
Abriu-se completamente a válvula de refluxo (V2) e verificou-se se as válvulas de coleta de destilado (V1) e coleta de fundo (V3) estavam fechadas, configurando dessa forma um sistema operando em refluxo total. Abriu-se também a válvula da