Textos dos media
O QUE SÃO OS GÉNEROS JORNALÍSTICOS?
Os géneros jornalísticos são os “modelos de apropriação e de interpretação da realidade usados pelos jornalistas”. Correspondem aos diferentes tipos de textos e abordagens que vemos nos media (notícias, crónicas, reportagens, entrevistas etc.).
Consideram-se géneros jornalísticos as notícias, entrevistas, reportagens, crónicas, editoriais e artigos (de opinião ou análise). No entanto, o género jornalístico não tem fronteiras rígidas.
Alguns autores consideram também como géneros jornalísticos as fotorreportagens, as legendas ou até os fait divers, no sentido em que correspondem a tipos de abordagem distintos das anteriores.
CONCEITOS GENÉRICOS
Notícia é um relato de um acontecimento atual e verdadeiro, com objetividade, ou seja, tratado com o máximo de rigor, não admitindo que o jornalista dê a sua opinião ou faça comentários aos factos apresentados, pois os factos devem falar por si. A notícia tem de ser capaz de despertar o interesse dos seus leitores e também tem de ser breve, sucinta e concisa.
Quanto à estrutura, a notícia é composta por 3 partes: o título, o lead e o corpo da notícia e segue a técnica da pirâmide invertida.
O título deve ser curto, preciso e adequado ao conteúdo do artigo e ainda pode ter antetítulo e subtítulo.
O lead resume a noticia ao mesmo tempo que deve dar o máximo de informação respondendo às seis questões: Quem?; O quê?; Quando?; Onde?; Como?; Porque?
O corpo da notícia tem como função desenvolver os temas iniciados no lead.
Entrevista pode ser considerada como um subgénero na medida em que funciona como um meio de recolha de informação para as noticias e reportagens. Funda-se na busca direta de informações fazendo-o em geral através da formulação de perguntas, ou seja, há um entrevistador e um entrevistado. A estrutura mais comum da entrevista é, pois, a de pergunta - resposta.
O entrevistador deve levar o entrevistado a dar as respostas que ele considera ser as que