Textos dos media
1.
Conceitos básicos
Actualidade – Uma notícia deve ser novidade e apresentar a informação mais recente sobre um facto ou acontecimento; (História ferido / morte)
Generalidade ou universalidade – deve interessar a um número considerável de pessoas ; a universalidade ainda pela importância das pessoas envolvidas nos acontecimentos;
Objectividade e verdade – o jornalista deve apresentar os factos de forma rigorosa e imparcial, respeitando sempre a verdade; O jornalista, quando não tem a certeza de algum dado em seu poder, não publica.
2. Estrutura da notícia
Título (Antetítulo e subtítulo)
Lead ou parágrafo-guia
deve responder às seguintes questões: Quem? O quê? Onde? Quando?. Poderão ainda aparecer respostas ao como e porquê, mas de forma muito simples.
Um lead não deve ter mais de dois períodos;
Cada período não deve ter mais de vinte palavras;
Corpo da notícia
Deve respeitar a estrutura da pirâmide invertida – em que os aspectos de um acontecimento são abordados por ordem decrescente de importância.
Os factos devem vir distribuídos pelos parágrafos de forma correcta e equilibrada;
O texto deve ser expositivo e manter o leitor interessado;
Os períodos devem ser curtos e a linguagem simples e sucinta;
Deve-se utilizar sobretudo substantivos e os verbos devem apresentar-se no Pretérito Perfeito do Indicativo ou no
Presente;
A notícia pode ser documentada com a apresentação de curtas citações das afirmações efectuadas pelos intervenientes ou pelas testemunhas.
Reportagem
Reportagem é uma notícia vista à lupa, implicando um trabalho de pesquisa e de análise, dependendo assim mais do estilo pessoal do jornalista, mas que deve ser concisa, simples, colorida e vibrante. Um repórter é um jornalista enviado a um local para ver, ouvir, sentir, anotar e, finalmente, relatar uma realidade ou um acontecimento.
Metodologia de trabalho:
Investigação: entrevistas a testemunhas dos acontecimentos; pesquisa no