Relatório de Carboidratos
FACEN – Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza
Curso de Química-licenciatura
Carboidratos
Aldenice F. Mendes
Aricia E. De Camargo
Renata Leite
Disciplina: Bioquímica
Profª: Ana Célia
Piracicaba, Agosto de 2013.
1. Introdução
Os carboidratos é a classe mais abundante de biomoléculas já existentes. É através de sua oxidação que se tem o principal meio de abastecimento energético da maioria das células não fotossintéticas. Além de atuar como grande fonte energética, os carboidratos também atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo (JUNIOR, 2008).
Os carboidratos são substâncias que liberamaldoses oucetoses por hidrólise.
O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharon que significa açúcar. Por isso, levam esse nome, apesar de nem todos apresentarem sabor adocicado. (JUNIOR, 2008).
O termo carboidrato vem da formula geral C(H2O)n – hidratos de carbono (para a maioria dos carboidratos usa-se essa fórmula).
2. Objetivo
Mostrar que açúcares, que se desidratam em furfurais ou hidroximetilfurfurais na presença de ácidos minerais concentrados, complexam-se com fenóis e seus derivados de forma característica, permitindo a identificação qualitativa dos mesmos. Mostrar como os carboidratos podem reduzir íons Cu2+ a íons Cu1+, resultando numa mistura de açúcares ácidos. Os açúcares capazes de reduzir tais agentessão denominados açúcares redutores. O amido é identificado através da reação com o iodo molecular que interage com as hélices da amilose formando um complexo de coloração azul escura.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais
- Tubos de ensaio
- Béquer
- Pinças
- Estante para tubos
- Pera de borracha
- Conta gotas
- Tela de amianto e tripé de ferro
- Bico de Bunsen
3.2 Soluções:
- Amido 1%
- Sacarose 0,1mol/L
- Glicose 0,1mol/L
- Sacarina 0,1 mol/L
- Frutose 0,1 mol/L
-