Agronegocio
Custos da Produção Agroindustrial: uma breve revisão bibliográfica.
João Carlos Tascin jtascin@yahoo.com.br
Silvia Cristiane Marangoni smarangoni@yahoo.com.br
Resumo: Este trabalho demonstra através de uma breve revisão bibliográfica, alguns aspectos dos custos relacionados às empresas agroindustriais, ressaltando suas diversas conceituações e a necessidade que as mesmas tem em utilizar um sistema de custos confiável.
Palavras-chave: Agroindústria; Produção; Custos; Agronegócio.
1. Introdução
As indústrias, como empresas estabelecidas e com a função de transformar matéria prima em um produto manufaturado, são norteadas por diversos indicadores para que sejam geridas de uma forma consciente. Assim como qualquer outro tipo de empresa deve apresentar controles que apresentem ao seu gestor uma visão holística de como tem se comportado a empresa.
Uma das maiores preocupações dos gestores das empresas industriais sempre foi como apurar, analisar, controlar e gerir os custos de produção de bens e serviços, buscando um melhor posicionamento competitivo no mercado. Os sistemas de custeio tradicionais foram desenvolvidos com a finalidade de atribuir valores aos estoques, devido à necessidade da elaboração das demonstrações contábeis e para atender a determinações legais.(WERNECK,2002). O setor agroindustrial, assim como a indústria tradicional, necessita possuir ferramentas de controle e a contabilidade rural vem ao encontro desta expectativa, visto que controla todas as entradas, saídas, despesas e receitas. Logo, através de seus demonstrativos o gerenciamento torna-se uma tarefa mais fácil.
Porém, CALLADO, et all (2001) cita que: A apuração do custo de qualquer atividade econômica rural apresenta um dos seus maiores problemas no rigor do controle de seus elementos de forma a obter uma correta apropriação dos custos de cada um dos produtos existentes dentro da propriedade,