atenção farmacêutica ao idoso portador de hipertensão arterial sistêmica
ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO IDOSO PORTADOR DE
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Sarah Jorge Assad
Luziânia – DF
2012
Sarah Jorge Assad
ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO IDOSO PORTADOR DE
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Trabalho de Conclusão de Curso como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Farmácia.
Orientador (a): Fernanda
do Carmo
Luziânia-GO
2012
DEDICATÓRIA
Este trabalho é dedicado às pessoas que sempre estiveram ao meu lado pelos caminhos da vida, me acompanhando e principalmente acreditando em mim: Meus pais Elias e Mônica e meu irmão Faiek.
“Irmão, tenho certeza que de onde você estiver você esta feliz.
Você permanecerá eternamente em nossas lembranças e, principalmente em nossos corações”.
AGRADECIMENTOS
EPIGRAFE
RESUMO
A hipertensão arterial sistêmica ocupa papel principal entre os problemas de saúde no Brasil, sendo responsável pelo maior número de óbitos em indivíduos idosos, tendo foco de atenção especial.
Com
o
avançar
da
idade,
a
sua
prevalência
aumenta
progressivamente, chegando a comprometer mais de 60% dos indivíduos com mais de 65 anos. Nessa faixa etária, a hipertensão arterial apresenta aspectos particulares epidemiológicos, fisiopatológicos, clínicos e terapêuticos (CARVALHO
FILHO, 2005).
Atualmente está muito bem estabelecido que a hipertensão arterial é fator de risco para doenças cardio e cerebrovasculares, insuficiência cardíaca, insuficiência arterial periférica, nefropatia e retinopatia.
Elaborou-se o projeto: "Atenção farmacêutica: um projeto piloto na busca da humanização da assistência à saúde", tendo como um de seus objetivos, contribuir para a adesão ao tratamento da população idosa portadores de Hipertensão Arterial, buscando garantir acesso ao tratamento medicamentoso, prevenir detectar e solucionar os problemas relacionados com medicamentos, proporcionando uma melhoria em sua qualidade de vida.
ABSTRACT