nouvelle vague
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
ALUNOS: Daniela Hendler
Felipe Martins
Felipe Raicoski
Rafaela Gabardo
Renan Machado
Pesquisa Nouvelle Vague
História
Um grupo de críticos, conhecidos como jovens turcos, discutiam o papel do autor de um filme, e a importância da individualização pelo estilo. O conceito que surgia observava os pensamentos do autor, e principalmente seu estilo. Os jovens turcos desenvolveriam a ideia do cinema de autor, do diretor como autor de um filme.
A Nouvelle Vague foi um movimento da juventude, protagonizado por uma geração que começou a escrever e a fazer filmes quase adolescente, com a irresponsabilidade política dos vinte e poucos anos, mas com um raro acúmulo cultural para jovens dessa idade. Godard e Truffaut, grandes amigos, e protagonistas deste período, começariam a filmar aproveitando o clima de renovação do final dos anos 50, levando às telas o realismo da época, marcado por uma geração de jovens amadurecidos na Guerra Fria, numa Europa pós -guerra sem inocência, massificada, e sufocada pela publicidade. A geração dos jovens turcos, que, da escrita cinematográfica, passa às ruas de Paris, é sobretudo herdeira de um pesado clima de discussão, rebelada contra a geração da guerra. O que é:
A Nouvelle vague (Nova onda) foi um movimento artístico do cinema francês que aconteceu no final da década nos anos 50 e início dos anos 60. A expressão “Nouvelle Vague” foi criada pela jornalista, escritora e política francesa Françoise Giroud, em 1958, na revista L’Express ao fazer referência a novos cineastas franceses.
Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade de transgredir as regras normalmente aceitas para o cinema mais comercial.Marca um divisor de águas na história da cinematografia, principalmente, a francesa, pois trouxe propostas inovadoras e é marcada pelo