Relatório de Bromatologia
Talita Duarte
MÉTODO BLIGH e DYER
Rio Verde
2015
1 INTRODUÇÃO
Os lipídios são biomoléculas, de natureza orgânica, que possuem como principal característica a insolubilidade em água, sendo solúveis em solventes apolares como o clorofórmio e éter etílico, além de desempenharem grande variedade de funções celulares. Os mesmos são constituídos basicamente de átomos de hidrogênio e carbono, com menor quantidade de outros elementos como oxigênio, nitrogênio e fósforo. Existem três categorias principais de lipídeos biologicamente importantes, baseados nas diferenças estruturais: triglicerídeos, fosfolipídios e esteróis. (KRIEG et al, 1996)
Os lipídios são macronutrientes que desempenham funções energéticas, estruturais e hormonais no organismo. Gorduras e óleos tem, como principal função, o fornecimento de energia, conferem sabor, sensação de saciedade, com consequente espaçamento entre as refeições, além de veicular as vitaminas lipossolúveis. (DUTRA, MARCGHINI, 2000).
Tipicamente, os lipídios servem como moléculas armazenadoras de energia, geralmente na forma de gordura e óleo, sendo sua diferença está no estado físico sob temperatura ambiente, pois os óleos são líquidos e as gorduras são sólidas, possuindo como componentes majoritários os triglicerídeos, também conhecidos como triacilgliceróis, sendo ésteres de glicerol, que possuem como componentes majoritários os ácidos graxos. Os triacilcliceróis são óleos de vegetais e gorduras de origem animal. Eles incluem substâncias tão comuns quanto o óleo de amendoim, de soja, de milho, de girassol, a manteiga, a banha e o sebo (SOLOMONS & FRYHLE, 2012).
Os lipídios abrangem um número muito grande de substancias, razão pela qual não é possível defini-los exatamente. De maneira extremamente genérica, podem ser considerados compostos encontrados nos organismos vivos, geralmente insolúveis em água, mais solúveis em solventes orgânicos.
Este relatório tem por