Question rio Descartes
Descartes formula os argumentos céticos com o objetivo de derrubá-los, superá-los, de acordo com o próprio ponto de vista cético para, desta forma construir uma ciência. Ele então, parte dos argumentos céticos os ultrapassa e os nega.
2) Como se pode caracterizar a posição cética que Descartes adota?
O ceticismo é uma posição filosófica que nega a possibilidade do conhecimento, ele não concordava com essa postura. Adotando assim, a posição cética e a levou as últimas consequências tentando mostrar que era uma postura insustentável.
3) Qual o papel do Deus enganador na argumentação de Descartes?
O “Deus enganador” seria um ser todo-poderoso, que levaria o homem a enxergar a realidade de forma distorcida, de forma que não se pudesse ter certeza sobre nada.
4) O que significa “ceticismo sobre o mundo exterior”?
O ceticismo encontrado na argumentação de Descartes é, por isso mesmo, conhecido como ceticismo sobre o mundo exterior, já que formula uma divisão de partes contrárias entre o mundo interior, a subjetividade, a realidade do ser pensante, e o mundo natural, cuja existência permanece em dúvida.
5) Em que sentido o argumento do cogito consiste em uma refutação do ceticismo?
Para Descartes em uma primeira reflexão, o contestamento e critica se baseariam no ceticismo, mas o Cogito é a plena certeza do pensamento. O “penso, logo existo” é algo tão certo que mesmo com o engano em determinada afirmação houve um pensamento sobre isto. Isso nos traz a clara reflexão sobre a contrariedade que Descartes em uma segunda meditação traz ao ceticismo. Pois uma pessoa cética não possuiria argumentos para contestar o fato do existir, assim como o do ser pensante. A partir dessa proposição Descartes cria uma barreira ao ceticismo pois a existência, a partir dessa constatação, se torna a pedra basilar da certeza de que podemos conhecer de fato algo sem qualquer tipo de questionamento que possa negá-lo.
6) Como