Relatório de Bromatologia
Disciplina de Bromatologia
Profª.: Anita S. Dornelles
Relatório da 1ª Aula Prática:
Determinação de Umidades e Sólidos totais nos alimentos
Equipe:
Leandro R. Mesquita
FCº Eduardo Alves
Sobral, 10 de março de 2014
INTRODUÇÃO
A água esta presente na composição da maioria dos alimentos, ela é essencial para o processo vital, influencia na textura, na aparência, e no sabor. Entretanto, o conteúdo de água nos alimentos é o principal fator causador da deterioração química e microbiológica dos alimentos. Nos alimentos a água se encontra livre, fracamente ligada ao substrato, e que funciona como solvente, permitindo o crescimento de microrganismos e reações químicas. A água livre é eliminada com facilidade enquanto a água combinada, fortemente ligada ao substrato é de difícil remoção.
O teor de água, umidade, e de sólidos totais é indispensável às indústrias de alimentos para que possam determinar estocagem e validade dos alimentos produzidos.
A determinação de umidade de um alimento se dá com a remoção da água de um determinado alimento por métodos laboratoriais, os resíduos restantes após a retirada da água são denominados sólidos totais.
OBJETIVOS
Determinar o teor de umidade e sólidos totais de um alimento.
MATERIAIS E MÉTODOS
No experimento prático para a amostra do alimento, foram utilizados:
Biscoito;
Almofariz;
Pistilo;
Balança analítica;
Pinça;
Cadinho;
Estufa pra esterilização e secagem.
Para realização da prática, o alimento foi macerado e triturado no almofariz, em seguida foi pesado 3g da amostra nos cadinhos 9 e 10. Antes do procedimento, os cadinhos permanecem dentro do dissecador para não absorverem umidade do ambiente, o que interferiria no resultado da amostra. Logo após, levou-se os cadinhos, previamente secos, a estufa para ser feito o aquecimento do material, a cerca de 105° C,