relatorio bromatologia
BROMATOLOGIA
FARMÁCIA
ANA MONTEIRO
ANE BITENCOURT
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE PROTEINAS TOTAIS EM FRUTAS – REAÇÃO DE BIURETO
OUTUBRO DE 2013
VITORIA
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA
BROMATOLOGIA
FARMÁCIA
ANA MONTEIRO
ANE BITENCOURT
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE PROTEINAS TOTAIS EM FRUTAS – REAÇÃO DE BIURETO
Relatório de aula prática direcionado a disciplina de Bromatologia, orientada pelo professor: como requisito para obtenção de nota parcial para o 6º período.
OUTUBRO DE 2013
VITÓRIA
INTRODUÇÃO
As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula, tornando esse composto orgânico mais abundante de matéria viva.
Quando ingerimos alimentos que contêm proteínas, eles são quebrados durante a digestão e o organismo absorve os monômeros que as constituem que são os aminoácidos.
Existem inúmeros aminoácidos na natureza, mas apenas 20 estão presentes nas proteínas. O nosso organismo sintetiza alguns deles, mas 9 desses aminoácidos nós não produzimos e, por isso, eles são chamados de aminoácidos essenciais, que são: fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metíonina, treonina, triptofano e valina. Como o organismo não consegue sintetizar esses aminoácidos essenciais, nós precisamos ingeri-los por meio de alimentação.
A análise é fundamental para verificar o conteúdo e as informações nutricionais dos produtos. Se estão dentro das portarias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) e conseqüentemente dar garantia ao consumidor.
OBJETIVOS
Treinar o manuseio básico do espectrofotômetro
Determinar a concentração de proteína nas amostras
Dosagem de Proteínas Pelo Método do Biureto
Aprender a construir uma curva de calibração