altimetria
É a parte da topografia que trata dos instrumentos e métodos empregados no estudo e representação do relevo do solo. O estudo do relevo de um terreno se dar pela determinação das alturas de seus pontos característicos e definidores da altimetria, além disso, estar relacionado com uma superfície de nível que é utilizado como elemento de comparação.
A determinação das diferenças de nível entre os dois pontos é possível das seguintes formas:
Nivelamento geométrico;
Nivelamento trigonométrico;
Influência da Curvatura da Terra e da Refração Atmosférica
Na prática das operações altimétricas, o erro devido à curvatura da Terra, apresenta-se diminuído, em razão do efeito da refração atmosférica sobre o raio visual. Quando se faz uma visada de um ponto para outro, o raio visual ao atravessar as camadas atmosféricas de densidades diferentes se refrata, seguindo uma trajetória curva, situada sobre o plano vertical visual, cuja concavidade é dirigida sobre a superfície do solo.
Nivelamento geométrico
SIMPLES
Com uma única posição do aparelho no terreno, se consegue determinar as diferenças de nível entre todos os pontos topográficos em estudo:
Quando os nivelamentos possuem muitos pontos a serem nivelados, torna-se necessário adotar determinados procedimentos nas operações de levantamento de Para isto, deverão ser conhecidos alguns conceitos.
Altura do Instrumento (AI) (ou Cota do Aparelho): corresponde a distância vertical entre dois planos horizontais, ou seja, superfície de nível ‘0’, e o plano do aparelho, que contém a linha de visada do nível.
Leitura (visada) de ré: feita na direção de um ponto de cota já conhecida, com a finalidade de determinar a altura (cota) do Instrumento.
Leitura (visada) de vante feita na direção de um ponto onde a mira está localizada, com a finalidade de se determinar a cota deste ponto.
No nivelamento não importa o local onde o aparelho fica estacionado e sim, a sua altura (cota).