Relatório de aula pratica Flavonóides
Nomes: Leandro Baia; Radimilla Rayane; Raquel de Oliveira
1- INTRODUÇÃO
Os flavonóides são compostos naturais, derivados da benzo-y-pirona, apresentando a estrutura química C6-C3-C6. Ocorrem no estado livre ou, mais comumente, como O-glicosídeos, embora exista um numero considerável de C-glicosideos. São conhecidos mais de 2000 flavonoides, sendo o maior grupo de compostos fenólicos naturais encontrados na natureza e, por isso, são usados como compostos marcadores quimiossistemáticos. Seu nome deriva o termo em latim flavus, que significa amarelo, embora a flavona seja incolor. Terapêuticamente sua função não está ainda claramente esclarecida. O grupo é conhecido pelos seus efeitos anti-inflamatórios, antialérgicos e vasoprotetores (tratamento de trombose). Rutina e hesperidina são importantes flavonóides empregados em tratamento de fragilidade capilar.
2- MATERIAIS E MÉTODOS
Extração:
Pesar 1 g da droga vegetal
Adicionar 10 ml de hidróxido de magnésio
Aquecer por 5 minutos
Filtrar para um béquer
Na CCD foi utilizado a fase móvel AcOet, AcOH e água.
Reveladores: UV, NP/PEG+UV, KOH 5% em etanol, AlCl3 + UV
3- RESULTADO E DISCURSSÃO
Através dos experimentos realizados não foi possível observar a presença de flavonóides na droga vegetal analisada. Espinheira Santa Maytenus ilicifolia. De acordo com a literatura científica, análises preliminare realiadas com os extratos metanólicos de Maytenus ilicifolia, foi observada a presença de alguns flavonóides, encontrados na forma de glicosídeos ou agliconas. A ausência dos resultados nesse experimento pode ser explicadas por fatores como uso de regentes fora dos padrões de qualidade, data de validade vencida, etc.
4- CONCLUSÃO
Através dessa atividade pratica foi possível concluir a possibilidade da identificação de flavonóides em drogas vegetais como na Mautenus ilicifolia – espinheira santa, através da CCD.