Graduacao
Disciplina de Farmacognosia
Prof.(a): Wilcare de M. Cordeiro Nascimento
Relatório da Aula Prática de Farmacognosia.
Tema: Heterosídeos Flavônicos
José Henrique Costa Lima
Sobral, agosto de 2012.
1. Introdução
As frutas cítricas, como por exemplo, a laranja e o limão, possuem uma considerável quantidade de flavonóides, responsáveis pelas suas atividades farmacológicas. Alguns flavonóides são muito amargos enquanto outros não o são, dependendo do tipo de cadeia glicosídica que os mesmos apresentam como exemplo a neohesperidina é muito amarga, já a hesperidina não possui sabor. A diosmina e outro tipo de flavonóide que pode ser encontrado no limão e na laranja. Os flavonóides são formados por dois anéis aromáticos conectados por uma ponte de três átomos de carbono, resultando de rotas biossintéticas separadas: a do acido chiquímico e a do acetato. As laranjas e seus sucos são boas fontes de flavonóides glicosilados.
2. Objetivo
Verificar a presença de heterosídeos flavônicos nas cascas da laranja e do limão e, de acordo com a intensidade da coloração obtida, a concentração de princípios ativos.
3. Materiais e Métodos
Para a realização da extração de flavonóides das cascas dos frutos cítricos, se fez necessário o uso dos materiais e reagentes descritos abaixo:
* Vidraria em geral (Balança - Béquer – Proveta – erlenmeyaer - Capilar de vidro- Funil de vidro - Tubo de ensaio) * 10 limões maduros * 8 laranjas maduras * Etanol * Água destilada * Chapa térmica * Algodão puro * Flavonid (diosmina e hesperidina) * Fitas de magnésio * HCl R * Estilete, faca de serra pequena.
A reação de caracterização utilizada é a reação de Shinoda (Cianidina), na qual se utilizou como droga padrão o medicamento Flavonid contendo os seguintes flavonóides: diosmina e hesperidina.
4. Procedimento
Preparo de extrato hidroalcoólico das cascas de limão e laranja
* Triturar