Logística Reversa
Logística reversa não possui uma definição. Pode-se dizer que é apropriado defini-la como uma forma de retirar produtos novos ou usados de seu ponto inicial na cadeia de suprimento, como devoluções de clientes, inventário excedente ou mercadoria obsoleta, e redistribuí-los usando regras de gerenciamento dos materiais que maximizem o valor dos itens no final de sua vida útil original.
A logística reversa tem sido um tema bastante discutido entre as empresas, visto que nos últimos tempos elas e a sociedade passaram a dar uma atenção especial, tendo em vista a vantagem competitiva.
O objetivo deste artigo é realizar uma pesquisa bibliográfica em periódicos e sites especializados fazendo uma reflexão entre os temas logística reversa e sustentabilidade, analisando a sua real importância, se a logística reversa e sustentabilidade é uma vantagem competitiva no mercado ou não. Mostrar de forma simples e clara, a preocupação e a obrigação que as empresas estão tendo hoje em retirar o lixo eletrônico produzido e colocado no mercado, através da logística reversa, que possibilita um destino correto para esses produtos, gerando redução de custos e ganho de competitividade, o que é de vital importância para a manutenção e a sobrevivência das empresas e a preservação do meio ambiente.
A relevância deste estudo se dá pela contribuição aos temas abordados. E como as mas diversas organizações de diferentes portes podem entender , compreender e agregar valor a sua organização.
Este estudo apresenta, inicialmente, o conceito de logística reversa, em seguida é abordado tema logístico reversa, sustentabilidade e um link entre os dois temas.
O desenvolvimento desse artigo será baseado a Lei Federal Nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabeleceu que a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos seja compartilhada entre seus fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Os produtos