relatorio viscosidade
Engenharia de Petróleo e Gás – 4ª Semestre – 001EPG4AM Amélia Emny; Emerson Lima; Erlhinthon Abreu; Kailane dos Anjos; Lídia Loiola; Pedro Paulo; Raniell Sóglia; Thiago Souza
Entregue a Daniela Araújo Costa, Professora da Disciplina Fenômenos de Transporte
.
I. Introdução No decorrer do desenvolvimento do relatório, será feita uma análise sobre a viscosidade, uma característica dos líquidos e dos gases newtonianos, em que é medida a partir da resistência ao escoamento em que um fluido apresenta quando está sujeito a um esforço tangencial. Utilizou-se uma esfera com massa e diâmetro, para que fosse calculada a viscosidade do fluido, onde esta se movimenta em queda livre estando sobre efeito da viscosidade do líquido. Com isso foi necessário à observação da altura do fluido na proveta e o tempo de decida da esfera.
II. Experimento
O experimento foi realizado em um reservatório com régua indicadora de nível, três tubos com diferentes tipos de fluidos (água, glicerina e óleo). Com o auxílio de um paquímetro foi medido o diâmetro da esfera e depois a sua massa em uma balança analítica e em seguida foi medido três vezes o tempo de descida da esfera em cada fluido com ajuda de um cronômetro.
III. Resultados
Calculo das velocidades terminais de descida da esfera através da fórmula:
Óleo:
Glicerina:
Óleo:
Diferença entre os valores encontrados está ligada diretamente com a viscosidade de cada líquido.
Óleo:
Glicerina:
Água:
Medida de viscosidade por meio da sedimentação de uma esfera:
IV. Conclusão
A viscosidade do fluido depende da interação das moléculas. Essa interação esclarece o aumento ou não da viscosidade. Conclui-se que a glicerina é mais viscosa que a água por causa do arranjo de suas moléculas e o atrito que existe entre elas.
V. Referências
[1]brunett, f. Mecância dos Fluidos. 2ª edição, Editra Pearson Education, São