Relatório Viscosidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Laboratório de Física do Contínuo
BC 1319
Medida de viscosidade de líquidos
Universidade Federal do ABC - UFABC
BC 1319 – Laboratório de Física do contínuo
Experimento: Medida de viscosidade de líquidos
Introdução
No escoamento de fluidos, devido à resistência que as moléculas do mesmo oferecem ao seu movimento relativo, há a ação de forças dissipativas. A viscosidade é a propriedade do fluido que caracteriza esse atrito interno. A viscosidade é um parâmetro importante no desenho de processos industriais. É uma característica de cada fluido e é quantificada pelo coeficiente de viscosidade . Porém, a viscosidade depende de outros fatores também. Quem já usou xampu no inverno sabe que no caso de líquidos o coeficiente de viscosidade aumenta ao diminuir a temperatura.
Graças à ação da viscosidade, quando um corpo se move num fluido, uma película do fluido adere à sua superfície e as forças viscosas entre as moléculas dessa película e as moléculas do fluido ao seu redor oferecem resistência ao movimento do corpo. Esta atividade se propõe a determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido por um método que se baseia em medir as velocidades de queda de esferas no líquido sob ação da força viscosa retardadora.
É necessário ter um embasamento teórico para orientar o experimento. Vamos precisar de um modelo para saber quais quantidades medir e como analisar estes dados para obter o resultado desejado. A seguir, vamos elaborar uma teoria simples que relaciona o coeficiente de viscosidade de um fluido com as velocidades de queda das esferas. O modelo inevitavelmente será uma simplificação da realidade.
Veremos que através das medidas poderemos checar a veracidade do modelo e suas limitações. Material
Viscosímetro de Stokes composto de: o Base de sustentação e coluna metálica graduada o Tubo de vidro o Eletroímã o Sensores