Relatório Viscosidade
1º
2º
Extrussibilidade: corresponde ao processo de forçar uma massa semi-sólida através de um septo furado ou de um orifício. Ex.: forçar a saída do creme dental.
Compressibilidade: propriedade dos corpos que, sob a ação de uma pressão aplicada uniformemente a sua superfície, diminuem de volume. Ex.: obtenção de comprimidos a partir de pós ou granulados.
Ductibilidade: propriedade esta associada à formação de fios quando sistemas semi-sólidos são espichados, como é o caso da vaselina sólida. Ex.: quando retiramos o creme contido dentro de um pote.
Espalhabilidade: quando um corpo semi-sólido ou líquido espalha-se, sob aplicação de uma força, sobre uma superfície sólida. Ex.: aplicação de pomadas sobre a pele.
3º: A tixotropia é uma propriedade importante pois se trata de um fenômeno que apresentam certos líquidos cuja viscosidade diminui quando são agitados, ou seja, mantém o medicamento mais consistente quando encontra-se em repouso porém, quando o medicamento é agitado produz elevada fluidez.
4ºa) Para um molécula se deslocar em um líquido, ela deve adquirir uma energia para escapar das moléculas vizinhas. Com o aumento da temperatura, a mobilidade das moléculas no líquido aumenta, fazendo o líquido ficar mais fluido. Assim, a viscosidade é inversamente proporcional à temperatura.
b) Quanto maiores forem as forças intermoleculares, maior será a viscosidade e menor será a tendência do líquido para fluir.
6º Podemos exemplificar esse conceito pelo fato de espalhar um baralho de cartas sobre a superfície de uma mesa. Perante o efeito de uma força, neste caso tangencial, as cartas que aqui equivalem a sucessivas camadas moleculares paralelas, sofrem um deslocamento. Contudo, pode-se notar que a carta superior sofre um maior deslocamento, enquanto que a carta inferior permanece fixa na superfície da mesa. Ou seja, estamos perante um gradiente de deslocamento denominado gradiente de cisalhamento, que corresponde a variação de