Relatório de viscosidade
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
NOME DOS ACADÊMICOS E RA
DISCIPLINA
Engenharia de Fluidos - BAC014
PROFESSOR
LABORATÓRIO
ASSUNTO DA AULA PRÁTICA
DATA DA AULA PRÁTICA
Queda de um corpo em um meio viscoso, A lei de Stokes.
RESUMO
O decorrer deste experimento teve por funcionalidade utilizar-se da lei de Stokes para encontrar a viscosidade de dois fluidos, no caso os compostos: glicerina e óleo vegetal.
O trabalho teve por escopo determinar a viscosidade cinemática e dinâmica dos compostos, através de fórmulas que se utilizaram do dimensionamento e massa específica da esfera, da massa específica de cada fluido e da velocidade encontrada no lançamento da esfera em meio ao fluído, onde recolheu-se o valor do deslocamento e de um tempo decorrido para a esfera atingir de uma marcação a outra. Os dois valores de viscosidade encontrados nesse experimento foram comprovados pelo coeficiente (número) de Reynolds, que deu a veracidade nos resultados obtidos, onde define-se o escoamento dos fluidos como lamelar.
Os valores encontrados de viscosidade, em comparação à valores teóricos, apresentaram uma defasagem, isso decorre-se em função de erros no experimento, o principal deles sendo o acionamento do cronômetro ao medir-se o tempo de queda da espera pelo fluido.
1
INTRODUÇÃO
Viscosidade
A viscosidade dinâmica é o coeficiente de atrito interno entre as várias camadas de um fluído em movimento relativo. O movimento de um corpo em um meio viscoso é influenciado pela ação de uma força viscosa, Fv, proporcional à velocidade, V, e definida pela relação Fv=bv, conhecida como lei de Stokes. No caso de esferas em velocidades baixas,
Fv=6*pi*n*r*v, sendo “r” o raio da esfera e “n” o coeficiente de viscosidade do meio. Se uma esfera de densidade maior que a de um líquido for solta na superfície do mesmo, no instante inicial a velocidade é zero, mas a força resultante acelera a esfera de