o papel da educação
Buscando entender a importância do papel da escola investigaremos a origem desta temática. Na antiguidade a educação Espartana era voltada para guerra seus valores mais importantes eram a disciplina, a obediência aos superiores, ódio à covardia, O anti-individualismo e a coragem extrema, podemos dizer que a educação se confundia com adestramento, porém as mulheres eram incluídas nesse processo de educação, aprendiam a ler e a escrever e a se defender dentro do mais rigoroso patriotismo e espírito de sacrifício e obediência. A avaliação era baseada através de testes de força física, excluindo os mais fracos.Ao contrário a Educação Espartana apenas considerada o berço da democracia exigia dos seus cidadãos algo mais do que apenas obedecer e lutar, conhecimentos artísticos, intelectuais e sensoriais eram passados para que desenvolvessem domínio necessário para dar conta das demandas que o regime democrático precisava que era o debate e a tomada de decisões, as mulheres dispunham de pouco prestigio delas era exigidas habilidades para executar tarefas domésticas.
Na Idade Média Clássica já afirmava Sócrates a necessidade fundamental do auto conhecimento, da análise das condições sócias dos contextos culturais da interação entre fenômenos, afirmando que “a noção de lei tem vindo a ser parcial e sucessivamente substituída pelas noções de sistemas, estrutura, modelo e , por último pela noção de processo”. Neste sentido podemos afirmar que o processo de educação sofre as influências tanto positivas quanto negativas dos nossos antecedentes, tanto que até hoje o modo de pensar e produzir conhecimentos deve muito aos grandes filósofos a Idade Antiga até os Contemporâneos.
Hoje a preocupação com a educação alcança um âmbito mundial na perspectiva de atingir uma educação integral para todo ser humano. Segundo Paulo Freire “estudar não é ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las”. Assim a escola devia está apta para atender as demandas