o papel da educação
O Papel da Educação na Sociedade
Parte superior do formulário A longo dos tempos, muitos foram os que se empenharam em compreender o papel da instituição Escola na sociedade. A Escola foi concebida como redentora, responsável por grandes transformações individuais e sociais, nessa concepção "representou" não mais que isso, a salvação da classe dominada das garras exploradoras da classe dominante, com o passar dos anos essa condição passou a ser vista enquanto reprodutora das desigualdades sociais e da aceitação delas como uma espécie de predestinação. Vamos abordar aqui o papel da escola transformadora e reprodutora ao mesmo tempo, deixando o papel que antes limitava a refletir, discutir temas estritamente ligados às disciplinas do currículo, onde ela se vê agora obrigada a abrir portas (salas de aula) para temas cada vez mais ligados aos interesses da comunidade.
"O ambiente escolar deixa de ser o lugar privilegiado, sacralizado de acesso à informação e ao conhecimento e passa a ser um espaço onde o aprendente desenvolve a capacidade de inter-relacionar informações construindo e re-construindo conhecimentos".(Bacegga, 1997).
Educação e a Escola
O homem, diferente de outros animais, não nasce com suas capacidades desenvolvidas. É ao longo de sua vida, pelas relações que estabelece com outros homens, no processo de socialização, que ele as desenvolve. Uma das razões pelas quais isso ocorre é que o homem nasce e mantém, enquanto vive, a capacidade de aprender e de ensinar, transmitindo, mas também produzindo e modificando, os conhecimentos e a cultura. Contudo, a educação, embora ocorra em todas as sociedades, não se apresenta nelas de forma única. O que há, de fato, são educações, porque as experiências de vida dos homens, suas necessidades e condições de trabalho, são diferentes. Ao longo da história, em momentos e em sociedades determinadas, o homem criou instituições encarregadas de