Papel da educação
O processo educacional sempre foi motivo de muitas discussões que contribuíram para sua evolução e o surgimento de muitas metodologias de ensino. Com os avanços tecnológicos que ocorreram ao longo do tempo e as mudanças em nossa sociedade se faz cada vez mais necessário que os agentes educacionais repensem suas práticas pedagógicas visando um ensino que busque o desenvolvimento integral do aluno e não que ele seja um mero receptor de conteúdos, mas sim agente ativo no processo ensino-aprendizagem. Neste contesto o professor tem papel muito importante pois é ele quem será o mediador neste processo com uma visão interacionista/construtivista do conhecimento propondo desafios aos sujeitos.
A situação no texto “Histórias de gente que ensina e aprende: contos para repensar a educação” é o contrario, nos remete ao modelo de educação tradicionalista, caracterizada pela transmissão de conhecimento, onde o aluno tem um papel insignificante na elaboração e aquisição do saber. O texto nos traz um rapaz acostumado a realizar uma mesma tarefa a qual foi treinado para fazer sem questionar e propor novas possibilidades que nem ao menos conseguiu perceber que a caixa já estava cheia e no momento que essa situação foge dá rotina ele é obrigado a pensar e eis que surge uma “idéia”.
É neste contesto que percebemos a importância do papel da escola na formação do indivíduo que deve motivá-lo a participar do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da autonomia dos alunos que deverá se expandir para a vida fora da escola, ou seja, preparando-o para o