numeros
Números é um dos livros bíblicos do antigo testamento e do tanaj, quarto livro do Pentateuco, que a chamada hebreus Wa-yedabber (e falo) como a palavra inicial do livro, o Ba-midbar (hebraico במדבר, “ no deserto “) de acordo com o quinto andar. A septuaginta deu-lhe o titulo “números” (aritgmói) (grego ἀριθμοί “números”) devido ao numero duplo do povo de Israel, como descrito nos capítulos 1-3 e 26. O titulo “no deserto” fala mais do conteúdo do livro, descrevendo os fatos e experiências significativas que o povo de Israel vivia na viagem através do deserto do Sinai (1-1:; 10-12:; 22-1:; 36-13:;) ir para a fronteira oriental com antiga Canaã.
Autor:
Numeros autoria atribuída tradicionalmente a Moises, personagem central do livro. Numeros 33-2 faz referencia especifica a Moises que escreveu sobre os dias no deserto.
Data:
Ao longo da historia, várias fontes tem atribuído a autoria de Moises, o Pentateuco judaico e samaritano, a tradição judaica, Jesus cristo e os escritores do Novo Testamento , os escritores cristãos dos estudos velhos , conservadores e modernos , e evidencia do próprio livro. Numeros 33-1:2. Esperemos que Moises manteve um diário durante a peregrinação no deserto e, em seguida, o conteúdo foi colocar numeros em forma de narrativa pouco antes de sua morte( cerca de1405 a.c). seu habito de se referir a si mesmo na terceira pesoa era comum nos escritores antigos e não debilita a credibilidade de sua autoria.
Contesto histórico
Esta conta da segunda etapa da viagem de Egito para Canaã, a partir de Sinai para a terra prometida, pode ser dividido em três partes principais.
- O primeiro narra os preparativos para a prtida do Sinai (1,1-10,10) e composto por um censo do povo, a purificação do acampamento , os últimos desenvolvimentos em Sinai e regulamentos a março e de campo , determinada pela nuvem da presença de Deus e chamadas de corneta que deran o sinal de partida.
-A segunda parte apresenta as falhas que impediram a