relatorio tecnica dietetica - hortaliças
HORTALIÇAS
TERESINA – PI
ABRIL/ 2014
BRUNA DA COSTA ALMEIDA
IRISLÉIA BERTOSO
HORTALIÇAS
TERESINA – PI
ABRIL/ 2014
Introdução:
As hortaliças por seu colorido e variedade de sabor, melhoram as características sensoriais do cardápio, favorecendo a sua aceitação. Vem sendo cada vez mais incentivado o aumento do consumo de hortaliças para prevenir as doenças, melhorando a qualidade de vida das pessoas (ORNELLAS, 2008).
Hortaliças são vegetais, geralmente cultivados na horta, dos quais algumas partes são utilizadas como alimento em forma natural. De modo geral compreendem as partes comestíveis das plantas: raízes tuberosas, tubérculos, caules, folhas, flores, frutos e sementes. São vulgarmente conhecidos por verduras (parte comestível de cor verde); legumes ( frutos e sementes das leguminosas); tubérculos e raízes( parte subterrânea das espécies); bulbos e talos (ORNELLAS, 2008).
O valor nutricional das hortaliças varia de acordo com a parte da planta. A grande importância da inclusão de hortaliças variadas na dieta deve ao seu efeito alcalinizante sistêmico, alem de favorecer o preenchimento das necessidades vitamínicas e minerais e aumentar o resíduo alimentar no trato digestório. As hortaliças possuem: proteínas( 1 a 3 %); lipídio( em pequenas quantidades); carboidratos( 4 a 24%) e vitaminas ( lipossolúveis: A, D, E, K; e hidrossolúveis: C, B1, B2, acido nicotínico e nicotinamida, acido pantatênico, ácido fólico, B6, B12, biotina); minerais (ORNELLAS, 2008).
De acordo com as características de cada hortaliça quanto á estrutura e composição química, e as modificações que podem sofrer nos processos a que são submetidas na cozinha, elas podem ser submetidas a cocção calor úmido, calor seco e calor misto.
Elas possibilitam varias formas de preparação, como: saladas, sucos, cozidos n’água e sal, sopas, purês, pudins, suflê, recheados, fritos, à milanesa e à romana, bolinhos