tecnopolos
Tecnopolo é um termo utilizado para classificar estruturas organizacionais de inovação tecnológica. Para que um tecnopolo se configure, é necessário que exista uma concentração espacial de instituições de ensino-pesquisa, associadas à empresas de cunho tecnológico, à existência de parcerias entre essas instituições e órgãos de iniciativa pública e privada, a fim de estabelecer condições favoráveis à formação de ideias inovadoras.
Os parques científicos e tecnológicos, as cidades científicas e as incubadoras de empresas são considerados exemplos de tecnopolos.
Incubadoras de empresas
O conceito formal de incubação de empresas começou nos EUA em 1959, quando Joseph Mancuso abriu a Batavia Industrial Center em armazém situado na cidade de Batavia, Nova Iorque.
Mas afinal, oque é uma incubadora de empresa?
Uma incubadora de empresas, ou apenas incubadora, é um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. As incubadoras universitárias de empresas têm como objetivo abrigar empresas inovadoras frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Nelas a universidade busca fornecer um ambiente propicio ao desenvolvimento da empresa, dando assessoria empresarial, contábil, financeira e jurídica, além de dividir entre as várias empresas lá instaladas os custos de recepção telefonista, acesso a internet etc. formando um ambiente em que essas empresas selecionadas têm maior potencial de crescimento.
No Brasil existem incubadoras de empresas?
Sim, No Brasil, as primeiras incubadoras surgiram a partir da década de 80,alcançando um crescimento substancial nos últimos anos da década de 90
No gráfico a seguir é mostrado áreas de investimento das empresas incubadoras
O vale do Silício: Localizado na Califórnia, estendendo-se de São Francisco até Santa Clara. Trata-se de uma área de concentração de universidades, como