Psicopedagogia
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
PSICOPEDAGOGIA
MARIA ANGELA AMORIM DOS SANTOS
APLICAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS DAs E CONSEQUENTE EVASÃO ESCOLAR
Rio de Janeiro - RJ
2012
APLICAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS DAs E CONSEQUENTE EVASÃO ESCOLAR
Monografia elaborada como requisito parcial do componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso da AVM/ Educação à Distancia, sob a orientação da Profª Ms. Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro.
Rio de Janeiro - RJ
2012
Ao Senhor Deus que sustentou este meu sonho, realizando-o e aos meus filhos e netos, sem os quais as minhas conquistas não teriam sentido.
“..., o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento.” (Paulo Freire)
Resumo
A forma como se assimila pode determinar, em grande parte, o que se aprende. Na definição clara de objetivos, a seleção de estratégias é essencial para uma aprendizagem bem sucedida, contudo, isto não basta, é necessário planificar e organizar o trabalho por etapas e ir avaliando os resultados. Para que sejam mais eficientes, a planificação e a organização devem promover o controle dos métodos de aprendizagem para refletir na autonomia de cada ser humano sendo, portanto, essencial as intervenções psicopedagógicas. Usamos a motivação como uma das práticas nas intervenções psicopedagógicas, visto alguns estudiosos afirmarem que a motivação é o desejo consciente de se obter algo, sendo assim, determinante para a aprendizagem do indivíduo. Está envolvida em várias espécies de comportamento como: desempenho, percepção, atenção, recordação, esquecimento, pensamento, criatividade e sentimento. A motivação também possui