tecnopolos
DE
GEOGRAFIA
Aluna:Natália Valadares
Ano/Turma: 2°/204
Tema: Tecnopolos.
O que são tecnopólos?
Os tecnopólos são originários dos Estados Unidos, quando a Universidade de Stanford, na Califórnia, criou-se o Silicon Valley e têm espalhando-se em outros lugares como Europa e Japão. No Brasil, São José dos Campos (Brasil), localizado no Vale do Paraíba é um importante tecnopólo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina. Os tecnopólos geralmente se organizam em volta de universidades, que recebem subsídios do governo e de companhias privadas. Junto das universidades surgem centros de pesquisas (sejam eles particulares ou governamentais), empresas e indústrias de ponta. Aqui estão instaladas importantes multinacionais como Philips, Panasonic, Johnson & Johnson, General Motors (GM), Petrobras, Ericsson, Monsanto, a sede da Embraer entre outras. No setor aeroespacial destaca-se o CTA, o INPE, o IEAV, o IAE e o ITA.
Principais tecnopólos: Vale do Silício (Parque Tecnológico de Stanford, no estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, que concentra a maior produção e o maior investimento mundial na indústria da informática); Tsukuba e Kansai (Japão); Taedok (Coréia do Sul); Paris (França); Munique (Alemanha); Cambridge (Reino Unido); Bangalore (Índia); Campinas e São José dos Campos (Brasil).
Principais polos tecnológicos do Brasil.
Porto digital – Pernambuco
Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Campina Grande
Parque Tecnológico de Vale dos Sinos - Rio Grande do Sul.
Parque Tecnológico do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Campinas- São Paulo
Falar sobre dois polos brasileiros.
Porto Digital, em Pernambuco:
O parque foi criado, em 2001, havia 11 empresas na área. Hoje são 86 e seis instituições, gerando 3.000 empregos diretos - 81% deles em nível superior – e com remunerações equivalentes a duas vezes e meia as da região metropolitana de Recife
Fundação Parque Tecnológico da Paraíba -