Mobilidade e Imobilidade
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo passar informações necessárias que para manter uma ótima mobilidade física, os sistemas nervosos, muscular e ósseo devem estar íntegros e funcionando. A Enfermagem clínica exige que o enfermeiro incorpore o conhecimento e as habilidades na prática promovendo assim conforto, bem estar e segurança de seu cliente.
5168265-586105Sumario
Mobilidade e Imobilidade
A mobilidade serve como expressão de uma emoção como um gesto não verbal, autodefesa, satisfação das necessidades básicas e a realização das atividades diárias (AVDs). As funções do organismo precisam da mobilidade para funcionar de forma ótima, visando manter a mobilidade física ótima, o sistema muscular, esquelético e o nervoso do organismo deve estar integro e funcionante.
A mobilidade e imobilidade afetam os sistemas do organismo bem como os aspectos psicossociais e de desenvolvimento dos clientes. A mobilidade refere-se à capacidade de uma pessoa mover livremente, e a imobilidade à incapacidade de ser mover livremente, alguns clientes podem mover-se parcialmente para frente ou para trás e outros a imobilidade é absoluta.
O repouso no Leito é uma prescrição que restringe os clientes ao leito por motivos terapêuticos: reduzir a atividade física e as necessidades de oxigênio do corpo, reduzir dor, inclusive a dor pós-operatória, e a necessidade de grandes doses de analgésicos, permitir que os clientes doentes ou debilitados repousem, permitir que os clientes exaustos tenham a oportunidade de repouso ininterrupto.
A mobilidade física prejudicada é definida pela North American Nursing Diagnosis Associantion (NANDA) como um estado em que o indivíduo vivencia ou está em risco de vivenciar limitação do movimento físico.
Períodos de imobilidade ou repouso prolongado no leito, podem provocar importantes efeitos fisiológicos e psicológicos e estes efeitos podem ser graduais ou imediatos, e variam de um cliente para outro.Quanto