eng civil
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DISCIPLINA: GEOLOGIA
Prof. Elder Madruga
ROCHAS E ESTRUTURAS
Sumário:
pág.
As Rochas 2
1.1 Rochas ígneas 2
1.2 Rochas sedimentares 8
1.2.1 Rochas sedimentares dedríticas9
1.2.2 Rochas sedimentares não-dedríticas12
O Ciclo das Rochas 16
Elementos Estruturais das Rochas 19
3.1 Deformação das rochas 19
3.2 Dobras 20
3.3 Falhas 25
3.4 Fraturas 28
As Rochas
Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.
Algumas rochas são constituídas por um único mineral, mas são consideradas rocha e não mineral porque ocorrem em grandes volumes, formando, por exemplo, um morro inteiro ou camadas que podem se estender por dezenas de quilômetros. Essas rochas são chamadas de monominerálicas. São exemplos o calcário (formado de calcita) e o quartzito (formado de quartzo).
Os minerais presentes em uma rocha podem ser essenciais ou acessórios. Minerais essenciais são aqueles que definem a natureza da rocha. São eles que dizem que uma rocha vulcânica é um basalto e não um riolito. Minerais acessórios são aqueles que aparecem na rocha em quantidades pequenas e que não afetam sua classificação, podendo servir para definir uma variedade de rocha. Um basalto costuma ter magnetita, mas se ela não estiver presente, ele continuará sendo um basalto. Um sienito não precisa ter nefelina para ser sienito, mas se tiver, será uma variedade chamada sienito nefelínico.
As rochas podem ser agrupadas em três grandes grupos, conforme o processo de formação: ígneas, metamórficas ou sedimentares. As rochas sedimentares constituem apenas 5% da crosta terrestre; os restantes 95% são de rochas ígneas ou metamórficas.
Rochas ígneas (também chamadas de magmáticas)
São rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de