Caracterização de uma Bacia Hidrográfica
1.1 Delimitação (Traçado dos divisores topográficos):
A bacia hidrográfica é necessariamente contornada por um divisor d'água, designado assim por ser uma linha de separação que divide as precipitações que caem sobre uma ou outra bacia e que encaminha o escoamento superficial para outro sistema fluvial. O divisor de água segue uma linha imaginária em torno dos picos (pontos de cota máxima) da bacia, atravessando o curso d’água somente no ponto de saída, o exutório. No nosso trabalho, escolhemos o mapa (planta topográfica) do município de Conceição de Macabu-RJ. O traçado do divisor topográfico, bem como uma parte desse mapa encontra-se anexado ao trabalho.
1.2 Área de Drenagem
A área de drenagem de uma bacia é a área plana (projeção horizontal) dentro do divisor topográfico. No nosso caso, como a escala é de 1:50000, cada quadrado marcado no mapa possui 4km². Assim, para uma melhor precisão de medida, dividimos esse quadrado em 16 quadrados menores com 0,5km de lado cada. Dessa forma, obtivemos A=31km².
1.3 Rede potamográfica e a "ordem do sistema de drenagem"
É constituída pelo rio principal e seus tributários. O estudo desse sistema é de grande importância, visto que indica a velocidade, maior ou menor, com que água sai da bacia hidrográfica. Podemos classificar um rio de acordo com os critérios de Horton/Strahler, segundo os quais dois canais de ordem “n” formam um canal de ordem ”n+1”. As ordens dos rios que compõem a nossa bacia hidrográfica escolhida estão representados na planta topográfica anexada.
1.4 Comprimento do curso de água principal
Com a ajuda de um barbante, o comprimento do nosso rio principal deu igual a 23,4cm no mapa, o que equivale a 11,7km reais.
1.5 Traçado do perfil longitudinal
1.6 Cálculo da declividade do álveo
É a razão entre a diferença de altitude de dois pontos e a distância medida pela