Caracterização hidrográfica da Bacia de Vilar Seco
Mestrado em Geociências – Valorização de Recursos Geológicos,
Evolução do Relevo e da Paisagem
Caracterização morfológica da bacia hidrográfica da Ribeira de Vilar Seco, distrito de Bragança, concelho de Vimioso, Portugal.
Pedro Manuel Oliveira Ribeiro Peixoto, Mestrado Geociências, número PG26420
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar as características morfológicas da bacia hidrográfica de Ribeira de Vilar Seco, localizada no concelho de Vimioso, Bragança. Para a realização da caracterização morfométrica desta bacia foram necessárias as delimitações da área, perímetro e dos comprimentos axiais da bacia através da contagem de quadrículas em papel milimétrico. Também foram calculados os chamados índices de forma da bacia, traduzidos nos valores de coeficiente de compacidade (Kc), fator forma (Kf) e índice de circularidade (Ic).
Além destes valores foram também calculados para a bacia em questão, a densidade de drenagem, ordem de cursos de água, a razão de elongamento, de bifurcação e altimétrica, amplitude altimétrica e índice de rugosidade.
1 - Introdução
Segundo Viessman, Harbaugh e Knapp (1972), bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou um sistema conectado de cursos de água, dispondo de uma simples saída para que toda a vazão efluente seja descarregada.
O ciclo hidrográfico, se considerado de maneira geral, pode ser visto como um sistema hidrológico fechado, uma vez que a quantidade total de agua existente mo nosso planeta é constante. Entretanto, é comum o estudo, pelos hidrogeólogos, de sistemas abertos. A bacia hidrográfica destaca-se como região de efetiva importância prática devido á simplicidade de que oferece na aplicação de balanço hídrico. As características físicas de uma bacia constituem assim, elementos de grande importância para a avaliação do seu comportamento hidrológico, pois, ao se estabelecerem relações e comparações entre tais