Caracterização de bacia hidrografica
INTRODUÇÃO
Bacia Hidrográfica de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para o curso de água principal, onde sua formação se dá através dos desníveis do terreno. A área da bacia é limitada por um divisor de águas que a separa de bacias adjacentes, onde pode ser determinada por cartas geográficas.
A caracterização morfométrica das bacias hidrográficas é um dos mais comuns procedimentos executados em analises hidrológicas. Segundo Antonelli e Thomaz (2007), a combinação dos diversos dados morfométricos permite a diferenciação de áreas homogêneas.Estes parâmetros podem revelar indicadores físicos específicos para um determinado local, de forma a qualificarem as alterações ambientais. Destacase também sua importância nos estudos sobre vulnerabilidade ambiental em bacias hidrográficas. Uma ampla revisão sobre variáveis morfométricas e sua aplicabilidade pode ser encontrada em Collares (2000).
Lima e Zakia (2000), acrescentam ao conceito geomorfológico da bacia hidrográfica, uma abordagem sistêmica. Para esses autores as bacias hidrográficas são sistemas abertos, que recebem energia através de agentes climáticos e perdem energia através do deflúvio, podendo ser descritas em termos de variáveis interdependentes, que oscilam em torno de um padrão, e, desta forma, mesmo quando perturbadas por ações antrópicas, encontramse em equilíbrio dinâmico. Assim, qualquer modificação no recebimento ou na liberação de energia, ou modificação na forma do sistema, acarretará em uma mudança compensatória que tende a minimizar o efeito da modificação e restaurar o estado de equilíbrio dinâmico.
A bacia hidrográfica do Córrego Alegre, localizada na região de Grão Mogol,no estado de Minas Gerais, apresenta belas paisagens. O clima desta região é Tropical, cuja as características são