histologia vegetal
Histologia vegetal é o estudo específico de tecidos vegetais. Tecidos Vegetais são grupos de células que geralmente realizam as mesmas funções. São divididos em meristemas e tecidos adultos.
-Meristemas
Formados por células pequenas e justapostas, com grande capacidade de multiplicação.
Os meristemas podem ser primários ou secundários:
Primários: proporcionam o crescimento em extensão do vegetal (crescimento longitudinal). Ex.: gema apical, no caule; gema subapical, na raiz.
Secundários: relacionam-se com o crescimento em espessura do vegetal.
-Adultos ou Permanentes
São classificados segundo a função:
Proteção;
Sustentação;
Preenchimento;
Condução;
Secreção.
Fisiologia vegetal
A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais que acontecem nas plantas. Estes fenômenos podem referir-se ao metabolismo vegetal; ao desenvolvimento vegetal; ao movimento vegetal ou a reprodução vegetal. Os fenômenos relativos à herança constituem uma parte tão importante da fisiologia que forma uma disciplina independente: a genética.
Absorção de água e nutrientes
A solução de água com nutrientes minerais obtidos do ambiente através das raízes é denominada seiva bruta e deve ser levado até as folhas através de um tecido formado por vasos, o xilema. Ao chegar às folhas, a água da seiva bruta é utilizada na produção de uma nova solução que contém açucares produzido na fotossíntese e outros componentes orgânicos, formando-se em seiva elaborada. Esta é enviada às raízes, nutrindo suas células, através de outro tecido vascular, o floema.
O xilema ou lenho é constituído por células tubulares mortas dispostas em colunas. As de maior calibre são chamadas de elementos de vaso e as de menos calibre, de traqueídes.
Micrografia de vaso do xilema
Corte transversal de um caule mostrando o xilema
Há três fatores cooperativos na condução da seiva bruta ao longo do corpo vegetal: pressão positiva da raiz, capilaridade dos vasos e sucção das folhas.
Pressão