Histologia Vegetal
Neste trabalho o tema é Histologia Vegetal que é o que estuda os tecidos vegetais e cada uma de suas funções. A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças é uma adaptação ao modo autotrófico de vida. Somente os vegetais possuem tecidos especializados para a fotossíntese e para a condução da seiva retirada do ambiente. Temos mais diferenças ainda nos vegetais terrestres, pois essas plantas contêm tecidos especializados para que não haja a perda de água e também para sustentar o corpo do vegetal contra a gravidade. O que se pretende tratar é cada um dos tecidos vegetais que são divididos em dois grandes grupos: Os tecidos meristemáticos e os tecidos permanentes ou adultos e como e onde cada um deles atua em cada parte da planta. Começaremos falando sobres os Meristemas ou os Tecidos Meristemáticos que são divididos em dois grupos que são os Meristemas Primários e os Meristemas Secundários e em decorrência do desenvolvimento e do crescimento da planta, os tecidos meristemáticos passam a se diferenciar e dão origem às tecidos adultos, que apresentam funções mais específicas e são divididos em: Tecidos de revestimento, Tecidos de preenchimento ou parênquimas, Tecidos de sustentação, Tecidos vasculares (condução) e Tecidos Secretores. Histologia Vegetal
A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças é uma adaptação ao modo autotrófico de vida. Somente os vegetais possuem tecidos especializados para a fotossíntese e para a condução da seiva retirada do ambiente. Essas diferenças são ainda maiores nos vegetais terrestres. Nessas plantas encontramos tecidos especializados para evitar a perda de água e para sustentar o corpo do vegetal contra a gravidade.
O agrupamento de células vegetais similares destinadas ao exercício de uma função determinada é chamado de tecido vegetal.