Administração
TRABALHO
Prof. André L. L. Lacerda luiz@ensp.fiocruz.br A Administração como ciência
Tornou-se uma ferramenta indispensável para que os negócios, de uma forma geral, alcancem elevados níveis de eficiência, eficácia e efetividade, mantendo-se competitivos em um cenário cada vez mais complexo e instável. Cabe aos administradores liderar esse desafio que, em síntese, envolve: planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar recursos humanos e organizacionais, catalizando energias alcançando ou superando os resultados desejados, sem ignorar os preceitos fundamentais da ética e da responsabilidade socioambiental que devem se sobrepor em qualquer relação com o ambiente.
Administrar significa criar condições ideais de
solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz.
Todas as organizações, independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos, necessitam de administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer. É papel do administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos. Por isso, saber compatibilizar, com equilíbrio, todos esses aspectos com sua conduta pessoal e profissional é o mais importante desafio do administrador moderno.
I.
Chiavenato
A Divisão do Trabalho
A divisão do trabalho, ou especialização econômica, é a especialização do trabalho cooperativo em tarefas e papéis específicos e circunscritos, de modo a aumentar a produtividade do trabalho.
Adam Smith (1723-1790). Author of the
Wealth of Nations (1776). Picture courtesy of the Warren J. Samuels Portrait Collection at Duke University.
A “Mão Invisível” do Mercado:
• Descreve a natureza auto-reguladora do mercado. É uma metáfora criada em conjunto com as forças do autointeresse, da competicão, e da oferta e da demanda, como sendo o incentivo capaz de alocar os recursos na sociedade.