Bollywood x Hollywood
Em geral, as produções indianas são histórias de amor açucaradas com final feliz, embaladas por cantorias e danças típicas. Os astros de Bollywood são verdadeiras celebridades. Um deles é o ator Rajkumar, que já fez papel de galã em mais de 200 filmes e é a versão local de Antônio Fagundes. Há quatro anos ele foi seqüestrado e ficou nas mãos dos bandidos por três meses. Até o astro ser libertado, a Índia parou. O chefe dos seqüestradores, chamado Veerappan, também é famoso no país. Misto de Lampião e Robin Hood, ele distribui aos pobres uma parte do que rouba.
Os atores e atrizes retratados nesta página não são novatos em busca de uma chance no cinema. São astros e estrelas consagrados, idolatrados por milhões de fãs e a presença de qualquer um deles num filme é sinônimo de sucesso de bilheteria. A carreira e vida pessoal desses ídolos da telona movimenta um rico mercado de publicações e programas de TV sobre celebridades e, aos seus cachês milionários, somam-se grandes somas em dinheiro vindas da publicidade. Se não os está reconhecendo, não se sinta desatualizado. Estes deuses do cinema são reverenciados em Bollywood, a meca do cinema indiano.
A Índia tem a maior indústria de cinema do mundo, produzindo ao todo cerca de mil filmes por ano. Para se ter uma ideia, Hollywood produz metade disso no mesmo espaço de