Eng. Civil
O curso de Mecânica é fundamental para qualquer engenheiro civil, devido suas diversas aplicações práticas. Entretanto, o curso oferecido é voltado, prioritariamente, à parte teórica. Por isso, de modo a complementar os ensinamentos obtidos em sala, torna-se necessário estudar estruturas reais para entender as aplicações práticas do que foi ensinado.
Para entender o funcionamento dessas estruturas, os elementos estruturais, a distribuição dos esforços, as reações de apoio e as cargas aplicadas, que são os objetivos deste trabalho, foram visitadas duas obras e analisadas duas estruturas. Um edifício, o Reale da Cameron Construtora, e a passarela do colégio Ari de Sá da Av. Washington Soares.
Entre as forças que atuam em uma estrutura, destacam-se: o peso da própria estrutura; a força dos ventos; carregamentos externos, como paredes, lajes, carros, entre outros. A dispersão e o posicionamento na distribuição destes esforços gerarão os momentos, os quais por sua vez poderão submeter o concreto à tração rompendo o mesmo, daí a necessidade do estudo de tal esforço.
Em geral, os esforços seguem o seguinte direcionamento na estrutura: Esforço externo (pavimentação, maquinaria, vento) → Laje → Vigas ou treliças → Pilares → Fundações → Solo. Apesar de existir muitas exceções este se trata do esquema mais comumente utilizado.
1.1 INFORMAÇÕES DA OBRA DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS
Nome: Edifício Reale
Construtora: Cameron Construtora.
Engenheiro Responsável: Eng. Eduardo Leite.
O Edifício Reale está localizado na Rua Professor Dias da Rocha, nº730, Aldeota, Fortaleza-CE. É composto de 2 subsolos, 1 pilotis, 17 pavimentos tipo com 2 apartamentos por pavimento, alem de 2 coberturas duplex, totalizando 34 apartamentos. De acordo com o engenheiro que acompanhou a visita, cerca de 98% da fundação e, aproximadamente, 35% da estrutura do edifício já estava pronta.
1.2 INFORMAÇÕES DA PASSARELA
Nome: Passarela do Colégio Ari de Sá, Washington Soares
A passarela