Tecnopolos
Tecnopólo é um lugar que reúne atividades de pesquisa e desenvolvimento alta tecnologia (pesquisa/empresas e universidades, facilitando contatos, no mesmo espaço economia de aglomeração. Estes são associados a grandes centros universitários de pesquisa, fornecedores de mão-de-obra altamente qualificada -formada pelos chamados "cérebros" (cientistas) - e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".
No contexto, os centros industriais têm por base a produtividade, competitividade e lucratividade. Ligados à 3ª revolução industrial, os tecnopolos representam hoje, o que as grandes industrias representavam na 1ª revolução industrial. Os tecnopolos têm como objetivo a criação e melhoramento de produtos e técnicas. Estes produtos e técnicas serão, por sua vez, absorvidos pela indústria.
Os tecnopólos são originários dos Estados Unidos, quando a Universidade de Stanford, na Califórnia, criou o Silicon Valley e têm espalhado-se em outros lugares como Europa e Japão. Podemos considerar Tecnopólis (cidades tecnopólos): Tsukuba (Japão) e Campinas (Brasil).
O presente trabalho tem como objetivo propiciar o conhecimento de vários tecnopolos em diferentes continentes, buscando elucidar qual está em ascensão, qual está em declínio e qual tem maior poder de influencia mundial.
Para atingir esse objetivo o trabalho conta com o conceito de tecnopolos, textos referentes a cada um, imagens, também com a situação politica, econômica e demográfica das cidades que abrigam esses tecnopolos.
Vale do silício - Califórnia (América)
O Vale de Sílicio é o polo mais desenvolvido do Continente Americano estando localizado no estado da Califórnia (EUA). A industrialização dessa região ocorreu no início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial.
Apesar da Califórnia ser um dos estados mais liberais dos