o que é loucura
Ensino: Graduação
Disciplina: Processos Básicos em Psicologia
Professor: Marinho
O que é loucura?
Alunos: Dayane Silva
Michele Góis
Natielly Rodrigues
Betim,13 de fevereiro de2014.
Trabalho apresentado à disciplina de Processos básicos em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica
Professor: Marinho
Questões sobre o texto “O que é Loucura”
Grupo 8
Questões 16 a 19
16. Explicar o que é ser louco no começo do século 19.
A loucura é uma desordem que se manifesta pelas maneiras de agir e sentir, pela vontade e liberdade do homem. Agora não se diz de um homem- louco que ele perdeu a verdade, mas sua verdade.
17. Explicar o que é loucura no começo do século 19.
A loucura não e ruptura com a Humanidade , mas algo cuja verdade se esconde no interior da subjetividade humana. Nesse sentido, a loucura deixa de se referir ao não ser e passa a designar o ser do homem. E através desse redimensionamento do problema, a reflexão sobre a loucura torna-se uma reflexão sobre o homem.
18. Mostrar a concepção de “Paralisia Geral” como exemplo de concepção de loucura no século 19.
No entanto, no século XIX, essa problemática “consciência Critica” (é a maneira pela qual se busca dar a experiência da loucura um sentido religioso, moral, Filosófico...) convertida numa problemática forma de conhecimento cientifico, pretenderá dizer aquilo que a loucura é, ou seja, uma doença. Um exemplo a “Paralisia Geral”, que fornece um modelo para concepção da loucura no século XIX.
19. Qual o tipo de encontro possível a analise de experiência ditas patológicas, e que resulta em uma ciência objetiva do ser humano, tal como uma ciência dos processos básicos em Psicologia (Psicologia da personalidade, da Inteligência, da Motivação, etc.)?