Relatorio Soro E Plasma
TURMA: 3BN
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA
DOCENTE: LUANA GOIS
DISCENTES:
ANGELICA LEITE
DANIELA MARTINEZ
DANIELE VALENTE
INGRID MATOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Soro e Plasma
2015
Soro e Plasma
Soro Sanguíneo
O soro corresponde ao plasma sanguíneo sem os fatores de coagulação. Quando o sangue coagula, a porção líquida formada é chamada soro sanguíneo, que é essencialmente plasma sem fibrinogênio. Esta porção do sangue é utilizada em testes sorológicos que visam pesquisar a presença de determinados anticorpos que o organismo produz para combater certas doenças e toxinas.
Plasma Sanguíneo
O plasma sanguíneo é componente líquido do sangue, no qual as células sanguíneas encontram-se suspensas. Apresenta coloração amarelada e corresponde a aproximadamente 55% do volume sanguíneo total. No plasma sanguíneo são encontradas diversas substâncias, como: água (92%), proteínas (fibrinogênio, albumina e globulina), sódio (7%), gases, nutrientes, excretas, hormônios e enzimas. Este componente líquido também pode servir como reserva de proteínas do corpo. Também desempenha um papel importante na manutenção da pressão osmótica intravascular, mantendo os eletrólitos em equilíbrio, além de proteger o organismo contra infecções e outros distúrbios do sangue.
Uma das técnicas mais simples para separar a parte líquida do sangue (plasma) da parte sólida, é através da centrifugação. O soro, obtido por meio da coagulação sanguínea, corresponde ao plasma sanguíneo sem os fatores de coagulação, como, por exemplo, a fibrina. Esta porção do sangue tipicamente é utilizada em testes sorológicos que visam pesquisas a presença de determinados anticorpos.
São dosados no soro e no plasma
Dosagem de Hemoglobina Glicada, Dosagem de Glicose, Dosagem de Magnésio, Dosagem de Potássio, Dosagem de Sódio, Dosagem de Cloretos, Dosagem de Fósforo Inorgânico, Dosagem de Cálcio Total, Dosagem de Uréia, Dosagem de Creatinina, Dosagem de Ferro, Dosagem de