RELATÓRIO SISTEMA ABO
Análises Clínicas – Turma PC 35
Raphael Dias
SISTEMA ABO
Setembro
2015
Raphael Dias
SISTEMA ABO
Relatório apresenta à disciplina de Imunologia com Ênfase na Saúde, Supervisionado do curso de
Técnico em Análises Clínicas da Escola Técnica em
Saúde Maria Pastor sob orientação da professora
Camila Hosana.
Setembro
2015
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o sistema ABO é composto por três tipos sanguíneos A, B, AB e O, que são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e aglutininas em seu plasma. O tipo sanguíneo A possui aglutinogênios A em suas hemácias e aglutinina anti-B em seu plasma; do tipo B possui aglutinogênios B e aglutinina anti-A; do tipo AB possui aglutinogênios A e B, mas não possui aglutinina; do tipo O, não possui aglutinogênios, mas possui aglutinas do tipo anti-A e anti-B. Em relação ao sistema Rh, se houver aglutinação do sangue, significa que o indivíduo possui fator Rh em seu plasma, assim, o mesmo é Rh+, senão houver aglutinação significa ausência do fator Rh, então é Rh- .
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Sabe-se que os soros provêm do plasma e que são preparados a partir de hibridomas de camundongos, que são linhagens celulares desenvolvidas para produzir um anticorpo desejado em grande quantidade. Os anticorpos são preparados a partir de anticorpos monoclonais, ou seja, que surgem a partir de um único linfócito B que é clonado e imortalizado, produzindo sempre outros iguais, que são secretados pelas linhas celulares dos hibridomas do camundongo. Os soros anti-A e anti-B contém anticorpos e também é utilizados 0,1% de azida sódica como conservante.
A leitura do tipo de sangue é feita da seguinte forma: após serem gotejados os soros anti-A, anti-B, anti-Rh, separadamente, e adicionado o sangue, observa-se a presença ou ausência da aglutinação. Se houver aglutinação somente no soro anti-A, o indivíduo possui o sangue do tipo A; se houver