coagulação do plasma
GABRIEL ARTHUR DE LIMA PEREIRA
MONICA MENEZES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA LABORATORIAL:
OBTENÇÃO DE SORO E PLASMA SANGUINEO
CARMEN SILVA CANOLA
GABRIEL ARTHUR DE LIMA PEREIRA
MONICA MENEZES
UFMS
CURSO DE ENFERMAGEM
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA LABORATORIAL:
OBTENÇÃO DE SORO E PLASMA SANGUINEO
Relatório, como parte do requisito, para aprovação na disciplina deImunologia, do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas, sobre aula prática realizada em laboratório, ministrada pela professora Glória Maria Gelle de Oliveira.
1 - Introdução
O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. Ele é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo.
Na composição sanguínea encontramos uma porção solida formada por células (leucócitos, hemácias, plaquetas) e outra porção liquida, o plasma, que além de auxiliar no transporte (nutrientes, anticorpos, hormônios, gases da respiração etc) é rico em fibrinogênio (proteína que desempenha papel fundamental na coagulação), já o soro se obtém com a retirada do fibrinogênio do plasma, que perde a capacidade de coagulação.
A coleta sanguínea é um procedimento rotineiramente utilizado em laboratórios de análises clinicas. A coleta pode ser feita de duas formas (em sistema aberto e a vácuo), sendo a mais comum em sistema aberto com uso de seringa.
Cada tipo de amostra deve ser coletado em um tubo específico para cada tipo de análise, sendo de extrema importância conhecê-los para a realização de uma coleta de material biológico. Os tubos são:
EDTA: Inibe cálcio; utilizado na hematologia; preserva plaquetas; baixa toxicidade. Cor ROXA
OXALATO: Precipita cálcio; utilizado em provas de coagulação, contagem de Gb, Gv, Ht e Hb; dosagens