coagulação
Ilhéus
Setembro/2013
Introdução
A principal função da coagulação do sangue é evitar que os animais venham a perder volume de sangue, pois isto fatalmente leva o animal a morte.
Este processo é muito complexo e envolve mudanças físicas e químicas do sangue. Dos váriosfatores envolvidos podemos citar:Tromboplastina - Cálcio - Trombina - Fibrina.As plaquetas ao se desintegrarem liberam tromboplastina. A fibrinaé uma proteínainsolúvel que forma uma rede aprisionando os elementos figurados (hemácias plaquetasleucócitos), retendo o plasma e formando o coágulo. Após uma hora aproximadamente haverá aretração do coágulo e liberação do soro.Existem algumas substâncias que evitam a coagulação como citrato de sódio, oxalato de potássio e heparina.
A coagulação sanguínea é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo de fibrina. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda de sangue de um vaso danificado), na qual a parede de vaso sanguíneo danificado é coberta por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado. Desordens na coagulação podem levar a um aumento no risco de hemorragia, trombose ou embolismo. A coagulação é semelhante nas várias espécies de mamíferos. Em todos eles o processo envolve um mecanismo combinado de células (plaquetas) e proteínas (fatores de coagulação). Esse sistema nos humanos é o mais extensamente pesquisado e consequentemente o mais bem conhecido. Esse artigo é focado na coagulação sanguínea humana.
Objetivo
Identificar o tempo de protombina
Identificar o tempo de protombina com o uso do cálcio
Ver o tempo de coagulação do individuo