COAGULACAO
Disciplina: Química Sanitária
Atividade Prática 06 –
Coagulação e Floculação
Profa. Ana Cláudia Mendes de Seixas
Caroline Fadel Fava 10010056
Cristiane de Camargo Bueno 09010829
Karen Caroline Camonge Ferraz Brito 09051765
1.Objetivo
Determinar a melhor dosagem de coagulante
2.Introdução
Coagulação consiste em introduzir na água um produto capaz de neutralizar a carga dos colóides, geralmente elementos eletronegativos na água através da formação de precipitados. Este produto é conhecido como coagulante.
O principal composto coagulante e sua reação:
Sulfato de alumínio
É usado em doses de 15 a 1000 mg/L, dependendo da turbidez da água, do reativo comercial
Al2(SO4)3. 18H2O.
Al2(SO4)3 + 3 Ca(HCO3)2 3 CaSO4 + 2 Al(OH)3 + 6 CO2
O coagulante adicionada a água produz flóculos, no entanto é necessário aumentar seu volume, seu peso e sobretudo sua coesão. O espessamento do flóculo é auxiliado por meio de uma difusão rápida e completa de coagulante, no momento da sua aplicação (agitação enérgica, porém de curta (duração), seguida por uma agitação homogênea e lenta do conjunto com o fim de aumentar as possibilidades para que as partículas coloidais neutras se encontrem com as partículas do flóculo.
Para este fim são utilizados alguns produtos denominados floculantes, tais como: sílica ativada, bentonita e algumas argilas. Em seguida da floculação dá-se a decantação.
Existem dois tipos de materiais separáveis por decantação:
¨Partículas granulares: aquelas que sedimentam independente uma das outras, com velocidade constante. ¨Partículas mais ou menos floculadas: aquelas que resultam de uma aglomeração natural ou provocada pelas matérias coloidais em suspensão.
Além dos parâmetros: pH, cor, turbidez e matéria orgânica, é muito importante determinar a alcalinidade, pois, se esta for muito baixa será