Coagulacao
Bruna Polmann, Gabriela Antunes, Larissa Maisa Bento, Maria Cristina Mohr
Turma C - Grupo 4
EMB5006 – Química Tecnológica 2012/1
CEM/UFSC - Centro de Engenharia da Mobilidade
Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville
RESUMO
Coagulação consiste em introduzir na água um produto capaz de neutralizar a carga dos coloides, geralmente elementos eletronegativos na água através da formação de precipitados. No processo realizado foi utilizado copos com água suja acrescentando sulfato de alumio para melhor coagulação sendo cronometrados os tempos, foram misturados em dois tempos sendo um mais rápido e outro lento, deixando um certo intervalo sem agitação.Tendo observado que não houve muita diferença entre os copos, pode-se dizer que o primeiro copo é o melhor a ser utilizado.
Palavras-chave: coagulação, coloides, decantação, tempo, partículas.
INTRODUÇÃO
Termo “coagulação”, deriva da palavra Latina coagulare que significa juntar. A coagulação descreve o efeito produzido pela adição de um produto químico a uma dispersão coloidal. Esta adição provoca uma desestabilização das partículas através da redução do potencial zeta (forças que provocam a separação das partículas).
Conforme dito, a adição do coagulante apropriado faz com que as partículas aglomerem através do estabelecimento de contato entre elas. O processo da coagulação feito sob condições de forte agitação ocorre num curto intervalo de tempo. Ocorre nesta etapa a formação de partículas de tamanho submiscroscópico, que estarão propícias a realizar a etapa seguinte de floculação. Este produto é conhecido como coagulante (conforme Teste dos Jarros).
Esta experimentação tem como objetivo realizar o ensaio da floculação da água utilizando o ensaio de Jar Tets. Esse método é muito usado nesse experimento, pois tem como principio determinar os parâmetros residuais identificando se seu Ph é ótimo.
MATERIAL E MÉTODOS
Para a realização do experimento foram