Tecnologia
ENSAIOS MECÂNICOS
TRATAMENTOS TÉRMICOS
NOME: OSWALDO PAIVA VIEIRA
NOME: CLARIVALDO MIGUEL LOPES LUIS
Tratamentos Térmicos
- Tratamento Térmico dos Aços
As propriedades mecânicas, bem como o desempenho em serviço, de um metal e em especial das ligas dependem da sua composição química, da estrutura cristalina, do histórico de processamento e dos tratamentos térmicos realizados. De forma simplificada os tratamentos térmicos podem ser descritos por são ciclos de aquecimento e resfriamento controlados em material metálico (metal ou liga) que causam modificações na microestrutura do mesmo. Essas modificações têm por consequência alterações nas propriedades mecânicas e no comportamento em serviço.
- Um tratamento térmico é feito em três fases distintas:
1 - Aquecimento
2 - Manutenção da temperatura
3 – Resfriamento
[pic]
Os tratamentos que por simples aquecimento e resfriamento, modificam as propriedades de toda a massa do aço, tais como os pesquisados abaixo:
- Têmpera
- Revenimento
- Recozimento
- Nomalização
Têmpera
É o tratamento térmico aplicado aos aços com porcentagem igual ou maior do que 0,4% de carbono. O efeito principal da têmpera num aço é o aumento de dureza.
Fases da têmpera
1ª Fase:
– Aquecimento – A peça é aquecida em forno ou forja, até uma temperatura recomendada. (Por volta de 800ºC para os aços ao carbono).
2ª Fase:
– Manutenção da temperatura – Atingida a temperatura desejada esta deve ser mantida por algum tempo afim de uniformizar o aquecimento em toda a peça.
3ª Fase:
– Resfriamento – A peça uniformemente aquecida na temperatura desejada é resfriada em água, óleo ou jato de ar(velocidade muito rápida).
[pic]
Objetivos da Têmpera
1 - Aumento considerável da dureza do aço.
2 - Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço).
3 - Reduz-se a fragilidade de um aço temperado