Nutrição
A anorexia e a bulimia nervosas são distúrbios da conduta alimentar, que se caracterizam pela abstenção voluntária dos alimentos e pela ingestão compulsiva, seguida de vômitos, respectivamente. Compreendem, sindromicamente, uma série de distúrbios psicológicos e comportamentais, associados a alterações somáticas, características de desnutrição do tipo marasmática, principalmente nos casos de anorexia nervosa. Esses quadros têm sido descritos predominantemente em adolescentes do sexo feminino, de classe sócio-econômica média e alta, quase sempre em países desenvolvidos. Neste trabalho, são apresentadas características do diagnóstico clínico, antropométrico e laboratorial de sessenta e oito pacientes, atendidos no Ambulatório de Distúrbios da Conduta Alimentar e do Peso, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, no período entre 1982 e 1997. Considerando que essas síndromes têm elevada prevalência e são acompanhadas de alta morbidade, é preconizado o melhor conhecimento de suas manifestações clínicas, tanto no meio médico como no populacional, a fim de que o diagnóstico possa ser definido o mais precocemente possível, facilitando o tratamento e favorecendo o prognóstico.
O que é Anorexia ?
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica (português do Brasil) ou anorética (português de Portugal).
A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes, sendo cerca de 90% do sexo feminino1 , sendo cerca de 40% dos casos entre adolescentes.2 Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.
Causas da Anorexia.
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem,